Sudica - sudica.com.br
Curiosidades sobre o Ring Neck
Sábado - 18 de Julho de 2015 às 12:02

    Imprimir


Origem

Com origem na África e Sul da Ásia, essas aves de porte médio são muito elegantes e de traços finos. Como característica, possuem um anel de penas de cor escura ao redor da nuca, inserido na base do bico, promovendo-lhes o nome popular de Ring Necks (pescoço com anel).
Originalmente, na natureza ocorriam Ring Necks de cor predominantemente verde. Com o surgimento de raros indivíduos lutinos (selvagens também), a espécie foi se reproduzindo em cativeiro gerando um enorme número de mutações de cores comuns nos dias de hoje.
Algumas espécies são encontradas em altitudes acima de 4000 m em regiões do Tibet. São extremamente adaptáveis ao meio onde vivem, habitando florestas decíduas, regiões semidesérticas, plantações, parques, jardins e árvores dentro de cidades.
Assisti-los sobrevoando as árvores em grupos que excedem as centenas é um espetáculo à parte. Devido ao seu corpo esbelto, com cauda longa e fina, são excelentes voadores, muito ágeis e atuam no vôo como se o grupo fosse um único corpo, dando a impressão de um "cardume" no céu, tamanha sincronia de movimentos e rapidez.


Comportamento

Os Ring Necks são aves muito dinâmicas, independentes e geniosas. Quando acostumados desde bebês com o contato humano, passeios e brincadeiras, possuem grande capacidade de manterem-se calmos e de se tornarem bons companheiros.

Por serem dinâmicos e independentes, necessitam de atenção especial, manuseio constante, além de muita sensibilidade no seu manuseio, respeitando sempre suas vontades.
Crianças pequenas, por exemplo, deverão ser monitoradas durante o contato essas aves, para
que respeitem suas vontades evitando que se tornem agressivas. Sendo aves muito espertas e curiosas, poderão se tornar bons imitadores da voz humana, aprendendo algumas palavras e até frases.
Espaçosos para seu porte, eles necessitam de gaiolas amplas. Devem ser respeitados e tratados com atenção e brincadeiras. Brinquedos e desafios nunca são demais.

Meu Ring Neck e Macho ou Fêmea?

Os Ring Necks adultos possuem dimorfismos sexuais que podem variar bastante de acordo com cada espécie e com as respectivas mutações sofridas com o passar das gerações em cativeiro. Para maior segurança, aves imaturas devem ser submetidas a um simples exame laboratorial de sangue (DNA) ou uma incisão para observação das gônadas (laparoscopia), sendo com isso possível saber qual seu sexo da ave.


Curiosidades

- Extremamente resistentes, excelentes reprodutores, muito bons pais e criam os seus filhotes sem problemas.
- Vivem e reproduzem bem numa grande variedade de viveiros ( suspensos ou convencionais) e ninhos.
- De plumagem sempre impecável, uma das atrações da espécie é ver o macho se exibindo para cortejar a fêmea.
- Os viveiros devem ser posicionados de forma a maximizar o sol da manha , permitindo que a luz e o calor atinja os animais, o que é saudável e estimula as aves.
- A rede do viveiro deve ter uma malha de 25x25 mm ou 25x50 mm e o arame o mais grosso possível . O tamanho ideal dos viveiros é de : 2,00 x 0,90 x 0,90 metros.
- Os poleiros devem ser de madeira e pelo menos com 25 mm de diâmetro, devem ser colocados o mais distante possível um do outro e mais para cima do viveiro. Isso permite mais conforto e exercício para os pássaros.
- Deve-se servir uma mistura básica de sementes diariamente , juntamente com uma grande variedade de legumes e frutas.
- Proteína é muito importante principalmente na altura da produção e muda e os seus níveis devem ser aumentados nessas épocas. Para tal pode-se servir:
*Um ovo cozido por casal , na uma vez por semana;
*Mistura de ovo + farinhada + frutas + legumes ( picados );
* Osso cozido de galinha ( proteína e mineral);
* Arroz cozido;
* Bolo proteico;
* Ração;
* Dieta + balanceada do que mistura de sementes;
* Filhotes comem prontamente;
* Adultos podem ser relutantes em experimentar e a mudança deve ser feita lentamente;
* Ainda deve-se servir fruta e legumes diariamente;

Criação

Quando o tempo começa a aquecer e os dias começam a ficar maiores, os machos começam a cortejar as fêmeas.

Os machos também podem se estimular para o cortejo por barulhos altos. Este comportamento também pode ser usado para dar uma indicação de sexo de um pássaro jovem já que somente os machos cortejam. Porém, de vez em quando, fêmeas jovens imitam o cortejo do macho. Deve-se observar e conhecer bem os pássaros.

O cortejo e o acasalamento podem ocorrer várias vezes por dia a qualquer hora e pode continuar até que comece a postura ou quando a fêmea começa a incubar os ovos .

Ninhos

Os ringnecks aceitam uma grande variedade de ninhos m mas o tamanho mínimo deve ser de 20 x 20 x 40 cm, porém o ideal é de 26 x 26 x 60 cm. O buraco de entrada deve ser de 7 cm de diâmetro e o material para o choco serragem tratada ( atentar para a importância da humidade )

Postura e Imcubação

Os ovos são postos usualmente em intervalos de 48 horas. Logo uma postura de 4 ovos podem ser postos num intervalo de 8 dias.
A incubação dura de 22 a 24 dias e normalmente começa depois que o segundo ou o terceiro ovo é posto.
Após 10 dias de incubação, poderá ver-se se os ovos estão fertilizados, é frequente ter ovos não fecundos . Se os ovos forem retirados , pode haver uma nova postura
O numero de ovos variedade fêmea para fêmea e pode ser de 1 a 7 ovos , e estes medem de 32,3 mm a 33,8 mm ( ponta ao fundo ) e de 24,8 a 25 mm (Lateral )

Nascimento

Os filhotes nascem de acordo com a postura dos ovos , porém é normal nascerem 2 juntos e os outros de 24 a 48 horas. Pode-se retirar os primeiros ovos e substituir por ovos falsos, para que o nascimento dos filhotes ocorra em simultâneo. Os filhotes nascem pelados e permanecem no ninho por 7 semanas, quando saem do ninho, ainda são alimentados pelos pais por mais 3 semanas. Nesta fase, já são quase do tamanho dos pais, parecidos com a mãe com a excepção do comprimento rabo..

As anilhas são de diâmetro 7 mm, anilhar é de extrema importância , principalmente para a identificação dos pássaros portadores. E não nos podemos esquecer , que o Anilhamento é o bilhete de identidade da ave .

Problemas durante a criação

- A fêmea começa logo a chocar logo após o primeiro ovo ( devido ao forte estimulo )
- A fêmea têm o vicio de arrancar as penas dos filhotes no ninho.
- A fêmea não alimenta os recém nascidos ( o macho não alimenta correctamente devido a escassez de alimentação adequada ou não sabem exactamente o que fazer ou por serem demasiado jovens.
- Ovo atravessado ( fêmea excessivamente acasalada causando deficiência dos níveis de cálcio e/ ou jovens demais , não tendo ainda o sistema reprodutivo totalmente desenvolvido).

Genética

Para produzir as várias mutações e cores do Ringneck , o criador têm que entender de genética. A genética vai proporcionar um conhecimento de como os genes são herdados pelos filhotes de um casal de pássaros e como determinados indivíduos devem ser acasalados a fim de minimizar o numero / qualidade das cores no ninho.

Existem 3 modos de transmissão de características hereditárias:

- Ligado ao sexo ( lutino , canela )

- Recessivo ( azul )

- Dominante: domin. Incompleta ( ex. cobalto e malva ) e domin. Verdadeira ( ex . verde cinza )

Os modos de herança genética podem ser combinados em pássaros através de acasalamentos a fim de produzir novas cores. Como exemplo, o “ Silver” – que combina um gene ligado ao sexo comum recessivo e um dominante para produzir esta cor .

Silver – igual – canela ( sl) + verde cinza ( d ) + azul ( r )

Tipos de Mutação

Mutações primárias: são as que ocorrem espontaneamente. Existem actualmente no Ringneck em torno de 50. Como ex: lutino, verde cinza , azul, canela , turquesa , violeta ,etc.

Combinação de cores / mutações : junta-se num só pássaro. Genes de outras cores / mutações para formar novas cores. Existem actualmente mais de 340 combinações. Ex: albino ( azul + ino ), cinza ( verde cinza + azul ), skyblue ( azul + canela ), etc.





URL Fonte: http://sudica.com.br/noticia/3150/visualizar/