Rico em vitaminas necessárias para nutrição animal.
As vitaminas contribuem para o desenvolvimento animal, é por isso que elas são importantes na alimentação.
INDICAÇÕES:
Indicado para suplementar vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis em animais de produção e de companhia.
POSOLOGIA:
Via oral com uma colher ou conta-gotas; ou misturado à água ou leite em doses diárias.
Bovinos: 3ml a 10ml.
Suínos: 05ml a 5ml.
Equídeos: 3ml a 10ml.
Ovinos e caprinos: 1ml a 3ml.
Aves: 05ml a 2ml/litro de água de bebida.
Pássaros: 3 gotas a 6 gotas/100ml de água de bebida.
Cães: 10 a 40 gotas (de 05ml a 2ml) direto na boca ou diluido.
Coelhos: 40 gotas (2ml)/litro de água de bebida.
MODO DE USAR: Via oral. Deve ser diluído na água ou no leite.
NÍVEIS DE GARANTIA (por litro de produto):
Nicotinamida (mín.) 1000 g Vitamina A (mín.) 15.000.00000 U.I. Vitamina B1 (mín.) 4.00000 mg Vitamina B2 (mín.) 1.50000 mg Vitamina B6 (mín.) 2.00000 mg Vitamina B12 (mín.) 4.80000 µg Vitamina D3 (mín.) 4.000.00000 U.I. Vitamina E (mín.) 1.00000 U.I.
Vitamina A: A falta de vit. A provoca cegueira, infecção nos tecidos, debilidade dos recém-nascidos e redução da
mobilidade espermática.
Vitamina D: A principal função da Vitamina D está relacionada com a fixação a nível intestinal de cálcio e fósforo, sob a forma de fosfato. É a presença desta vitamina que estimula a formação da proteína responsável pelo processo de assimilação destes minerais. A vitamina D não substitui, por si, nem o cálcio nem o fósforo, contudo a sua assimilação não pode ser realizada na falta de vit. D, dai a denominação de anti-raquítica. A deficiência de vit. D, está diretamente relacionada com as carências de cálcio e fósforo determina distúrbios ósseos e o aparecimento do raquitismo, hipocalcemia nos adultos (problemas de "ovo preso")
Vitamina B12 (cobalamina)
Sintetizada pelo organismo no intestino necessita de um mineral - o cobalto. Indispensável à maioria dos animais, está relacionada com a síntese do ácido nucleico, dos grupos metilo e transferência intramolecular de hidrogênios, e metabolismo dos glicidos e gorduras. Estas reações são a base de
todos os processos químicos orgânicos que acontecem no organismo e portanto essenciais. É importante para o desenvolvimento normal dos glóbulos vermelhos e crescimento normal. A deficiência causa atraso no crescimento, distúrbios nervosos e reprodutivos, anemia e vômitos.
Vitamina B1: Sendo indispensável a todos os animais, encontra-se nos grãos de cereais (não beneficiados) e nas folhas verdes. A principal função é a formação de co-enzimas intervenientes nos processos metabólicos essenciais do organismo. A deficiência causa distúrbios nervosos resultando em descordenação dos movimentos, lesões cardíacas, arritmia, diminuição e perda de apetite, crescimento retardado, perda de peso, anorexia, debilidade geral, e morte. Nas aves acontece frequentemente o surgimento de convulsões e retracção da cabeça.
Vitamina B2 (riboflavina): É de especial importância para aves. A riboflavina é transformada em duas formas biologicamente activas de flavina-adenina, que são co-enzimas essenciais em reações do metabolismo de lípidos e proteínas. Está com este diretamente relacionada e é necessária para o crescimento, por estar relacionada com a degradação de lípidos, proteínas e glicidos. São sintomas de carência desta vitamina: perturbações digestivas, alterações nervosas, distúrbios de crescimento, rigidez dos membros, fraqueza geral, baixa produção de ovos e paralisia.
Vitamina E (a-tocoferol): O composto mais vulgar com ação vitamínica neste grupo é o a-tocoferol. Funciona normalmente associada a um mineral, selênio, elemento constituinte da glutationa peroxidase, uma enzima envolvida nos processos metabólicos de anti-oxidação. Atua como antioxidante, evitando a oxidação das gorduras e evitando a formação da radicais livres que provocam lesões nas paredes celulares. Ativação da reprodução comprovada em animais de laboratório. A deficiência de Vitamina.E causa lesões musculares e, nas aves, encefalomalacia, degeneração dos embriões e esterilidade em machos. Em
níveis tóxicos parece interferir com a atividade da Vitamina .D.
Conservar em local seco fresco e ventilado ao abrigo da luz solar. Não armazenar o produto em contato direto com o solo.
Produto Registrado no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento sob o nº SP-00403 00018.
Atenção: Antes de utilizar qualquer medicamento veterinário sempre leia as instruções que acompanham o produto (bula ou rótulo). As informações aqui disponibilizadas são fornecidades pelos laboratórios no momento da inclusão do produto nesta página. Informações sujeitas a divergências entre rótulo ou bula e este contéudo. Caso haja diferença entre as informações aqui apresentadas e rótulo ou bula, prevalecerá sempre a informação do rótulo ou bula que acompanha o produto. Sempre leia a bula antes de utilizá-lo. Consulte sempre um médico veterinário!
ML | 20ml |
---|